quarta-feira, 7 de julho de 2010

Idaí se a janela estiver fechada?

Peguei a caneta, encarei o papel em branco e escrevi o que eu podia ver pela janela do meu quarto. Eu tentei juntar aquelas idéias aleatórias e fazer um conto. Não consegui...

É sempre difícil por em palavras o que sinto. Nunca fui boa em descrições também. Mas nada disso me impediu de tentar escrever. Havia que ter algo que eu pudesse contar. Algo que estava trancado em minha mente. Algo que de alguma forma, eu colocaria em letras no outro papel em branco que peguei para escrever um conto.

Não consegui a criatividade suficiente para criar personagens, criar um enredo em cima do que eu via pela janela do meu quarto, enquanto eu estava deitada, observando as gotas de chuva que lá fora caíam. Eu estava adorando vê-las cair. Achei que por eu gostar, seria inspirador. Mas eu não consegui escrever nada além de pequenas idéias e observações aleatórias.

Hoje faz quatro meses desde aquele dia. Bateu uma vontade imensa de contar algo enquanto recordo daquela simples chuva que eu jurava ser inspiradora.
Eu estou sentada em minha cama, agora. É noite. Minha janela do quarto está fechada. Eu gosto de me deitar e poder ver o azul do céu. Mas a noite é a melhor hora para se escrever algo, por mais que seja escura. A janela fechada, força minha mente a pensar. São esses pensamentos que tornam minha noite clara. Eu amo isso.

Minha mente viaja pelos dias anteriores em que a janela do meu quarto esteve aberta. Quando estou em pé diante dela, não vejo um mar, nem como está o trânsito na rua. A uns cinco metros a frente dela, eu vejo um muro. Em cima desse muro, vejo a copa das duas árvores que ficam na calçada. Consigo ver os postes de eletricidade também. E claro, o céu azul durante o dia. Mas não é essa visão que parece me inspirar, que eu já disse gostar.
Eu gosto é da visão que tenho de tudo lá fora quando estou deitada ou sentada na cama. É que assim eu não vejo o muro. Ele bloqueia minha visão mais além. Eu gosto de observar da cama, porque assim eu vejo apenas o azul lindo que o céu possui. Em dias de chuva, eu ouço as gotas se desmancharem no chão, uma por uma, fazendo um barulhinho relaxante. De noite, o céu é escuro. Mas há a ilustre presença das estrelas para deixá-lo lindo como o dia com a presença do sol. Estou pensando...

Não preciso de uma vista para o mar. Não preciso e nem quero ter uma vista para o trânsito na rua. Se eu fico em pé diante a janela, o muro mais a frente bloqueia minha visão de mais coisas, mas da minha cama eu tenho a melhor vista do mundo.
Porque eu iria querer ter uma visão mais linda, vasta e perfeita, do que a que eu tenho do céu?
O céu que eu admiro, o céu que trás as chuvas que me relaxam em dias tensos e nervosos. O céu que possui a lua, o sol e as estrelas. O céu que me inspira.

A janela continua fechada ainda. Mas eu já disse que isso me força a pensar. Isso me faz ver que realmente o céu me inspira. É que eu percebi que mesmo sem poder vê-lo, eu posso dizer, sentir e lembrar de como é importante e essencial para mim poder vê-lo.

Não vejo o céu agora. É noite, mas não vejo as estrelas. O que clareia “meu céu” é que finalmente consegui encarar outro papel em branco e contar o que há quatro meses estava preso em minha mente.
Às vezes é preciso estar trancado, para poder se libertar.

..................
Letícia R.

#Pauta para o projeto In Verbis e Blogueando

5 comentários:

  1. Lindíssimo texto, Letícia. *-*

    Sabe, pode parecer paradoxal, mas esse texto, principalmente a forma como ele é narrado, me fez lembrar claramente da minha infância. Me passaram algumas cenas à minha cabeça, quando eu costumava deitar em minha cama e ficar observando através da janela os movimentos naturais lá de fora, como as nuvens que apareciam e sumiam de minha vista retangular, os pássaros, alguns barulhos de folhas e ventos, enfim. Parecia que o tempo congelava naquelas tardes.
    Sério, me senti muito bem enquanto lia essas palavras. Parece que uma parte do meu passado está presente nela e me veio à tona. É uma sensação inefável, mas muito prazerosa de se sentir. *-*

    ResponderExcluir
  2. Às vezes é preciso estar trancado, para poder se libertar.

    Eu sou exemplo perfeito disso xD
    Adorei seu conto :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, você foi escolhida destaque do projeto blogueando do mês de junho. Envie seu e-mail para poder receber o código do selo. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Belo texto e inspirador.

    Gostei daqui. Estou seguindo.

    Bjo.

    Ps.: da janela do quarto agente pode refletir em muitas coisas mesmo.

    ResponderExcluir
  5. adorei o seu texto. criar nao é fácil, mas é magico. voce descreveu um lindo processo. nos identificamos demais com suas palavras.

    http://terza-rima.blogspot.com/

    ResponderExcluir